quarta-feira, 6 de abril de 2011

O CÔNEGO – SENDEROS DA CABANAGEM
Paulo Miranda

O Cônego é um dos resultados do Projeto Filma Pará
O Projeto Filma Pará é uma ação que  consiste em motivar e capacitar comunidades de municípios do interior do estado para a realização de filmes longas-metragens de ficção ou documentários sobre suas realidades, utilizando-se de técnicos e atores selecionados e capacitados nas próprias localidades. É uma ação cultural que se viabiliza com a efetiva participação da Lux_Amazônia, Prefeituras Municipais e Comunidades locais.
A Produtora:
A LUX AMAZÔNIA é uma empresa de caráter cultural, voltada para a produção de cinema e vídeo na Amazônia, foi criada em 1999, como um esforço para agilizar a retomada da produção cinematográfica regional, é um pólo aglutinador de um conjunto de ousados realizadores audiovisuais da região.     Além de suas produções, a empresa atua na promoção de cursos de capacitação na área cinematográfica e produção de documentários institucionais.
Justificativa do filme
Embora tenha sido um dos episódios mais importantes da história do Pará, a cabanagem ainda tem sua memória pouco difundida entre a população paraense, que conta apenas com vaga informação do movimento revolucionário amazônico. A cabanagem não pode ser esquecida dadas as suas repercussões sociológicas, geográficas, políticas e culturais. Um povo não pode permitir-se esquecer sua história, precisa tê-la à flor da pele para daí tirar lições para a construção do seu presente e do seu futuro.
O CONEGO é o primeiro filme longa-metragem de ficção a tratar sobre a Revolução Cabana. Como obra pioneira não busca abarcar todo o movimento cabano, mas pauta-se na trajetória de uma de suas mais influentes lideranças: BATISTA CAMPOS, o cônego místico, militante político e intelectual a serviço da Amazônia, da independência do Brasil e de melhores condições de vida para os menos favorecidos. Embora tenha seu nome emprestado a um dos logradouros mais importantes de Belém, Batista Campos é ainda um ilustre desconhecido até mesmo entre os estudantes. Com o filme “O CÔNEGO” a Lux Amazônia e seus parceiros querem contribuir para que este e outros personagens cabanos saiam do esquecimento a que estão relegados.

Sinopse e ficha técnica
O CONEGO – Senderos da Cabanagem
Longa/ficção/120min/Barcarena/2007

Uma ficção inspirada em fatos históricos cuja trama tem por base a experiência vivida pelo Cônego BATISTA CAMPOS no período preparatório à eclosão da revolução cabana que teve seu desfecho em 7 de janeiro de 1835 com a tomada de Belém.
Roteiro e direção: Paulo Miranda/ Direção de fotografia: Sandro Miranda/ Direção de Arte: Raimundo Matos - Sandro Miranda/ Direção de Produção: Ane Viana - Eliene Ribeiro/ Produção Executiva: Minorose Batista - Wellington Lucas - Rutinéa Miranda / Produção: Lux Amazônia  Produções Cinematográficas

Sobre a exibição – teste de audiência

A exibição que estamos propondo é uma cessão de TESTE DE AUDIÊNCIA.
A obra ainda não foi lançada oficialmente, isto acontecerá apenas em junho, em Barcarena - ciade sede das filmagens.
O teste de audiência visa oferecer aos realizadores um feedback primário com públicos específicos (professores, estudantes de ensino médio, estudantes universitários, comunidades de base, etc). Realizadas antes da finalização da edição da obra, o teste de audiência pode oferecer valorosos subsídios para assegurar que a obra pronta possa ser inteligível pela grande maioria dos seus futuros espectadores.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário