quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FOTORAMA 
SESSÃO DO DIA 24 DE SETEMBRO DE 2010
CENTENÁRIO DO IFPA - CAMPUS BELÉM
SESSÃO DUPLA 
A ORIGEM É O FIM - CORREDOR POLONÊS
ESTAMIRA - MARCOS PRADO
MÚSICA COM O PROFESSOR MIGUEL CASSIANO

segunda-feira, 27 de setembro de 2010


A ORIGEM É O FIM
Karlo Rômulo

O Cinema como registro e ação progressiva. O ATELIER CULTURAL CORREDOR POLONÊS, já usava a caixa cinematográfica, mesmo antes do advento da imagem digital: nós já usávamos imagens em VHS como registros de processo de trabalho, em seguida as editávamos dentro de um processo mais objetivo visando o desenvolvimento da obra em sua forma concreta, e finalizava este processo com uma intervenção artístico-teatral em vários pontos da cidade chamada O BONDE ANDANDO. A necessidade de revisar os volumes de imagem, obedecendo a uma linha histórica de produção, desperta o aspecto subjetivo da imagem em movimento. Nuances sutis se revelam e (re) significam o olhar dos atores-produtores. Aquilo que a principio era apenas registro torna-se agora possibilidade artística, desvelando, e transformando o próprio processo. O caráter objetivo e especifico da linguagem cinematográfica, planos e cortes, se apresenta também como possibilidade artística, e, o “delírio” e a “loucura” encontram sua ficção atrelada a realidade, possibilitando ate mesmo uma contra analise da sociedade, concordância ou discordância com ideologias existentes. O não visível através do visível. Por outro lado, com a cultura do áudio visual se desenvolvendo ininterruptamente encontramos nesta proposta um importante aliado para a educação da imagem. Desta aproximação imagem, som e palavras dentro de uma só linguagem, aliada ao aspecto ideológico presente no cinema, reforça o objetivo educacional do objeto O BONDE ANDANDO enquanto performance e alegoria urbana coletiva. O filme a origem é o fim é uma experiência de arte-transformação em diálogo constante com o cotidiano da vida urbana e o ambiente. É o dia a dia de um atelier de arte, descoisificando, e resignificando o uso de objetos comuns em nossa vida. A linguagem cinematográfica oferece a estrutura móvel desta arquitetura construída com a participação de vários artistas privilegiando a diversidade cultural, levando consigo oficinas de arte e cidadania. O filme A ORIGEM É O FIM é o reflexo da vivência subjetiva do processo de produção do ATELIER CULTURAL CORREDOR POLONÊS. É o registro de uma longa etapa de encontros e atividades artísticas entre varias linguagens que culmina com a produção do filme como impressão da própria realidade. Este processo nasce do jogo, da brincadeira entre os artistas-atores envolvidos e vai criando volume nas experiências vividas dando origem ao filme do cotidiano. 

por trás dos muros: moinhos
André Leite Ferreira

acompanha descaradamente o silêncio do medo
silenciosamente calma e desperta
quase como uma pantera que se perde na escuridão
se acha a cada instante dentro do peito
sem saber se é dia ou noite
sem saber se é perto ou longe
perto e longe é sempre aqui
ruínas e delírios mornos
a lua não grita
o céu estranhamente não desaba
vaga feito sombra
na floresta escura do desejo
é sempre tênue
e nos aguarda dia e noite
conhece a nossa história desde sempre
e nunca se precipita ou age em vão
a escolha é sempre sua

VOCÊ SABIA QUE SÃO EXTERMINADOS MAIS DE 50 BILHÕES DE ANIMAIS POR ANO, USADOS COMO ALIMENTO, ENTRETENIMENTO, ROUPAS, ETC.?

PENSE NISSO!

O sol queimando a cuca

André Leite Ferreira

O sol queimando a cuca
Queimando o sonho
Queimando tudo
O sol ardendo pra valer
O asfalto derretendo
Um som que pulsa
Um som que estimula
Um calor sempre vivo e presente
Utopicamente desvairado
Em rumos diversos
Em versos concretos
As vezes sem teto
Só estrelas pulsando lá fora
6000 anos de peso
Nas costas do mundo
Poeira universal
Estrada alagada
A nossa atenção se quebra
O sol queima tudo
Sem piedade
E a nossa mestiçagem
Mestiço é que é bom
Como dizia o Darcy Ribeiro
Eu sigo a estrada que me cabe
A minha utopia minha
A manhã ensolarada
O rio que passa adiante
Rumo certo pra desaguar
O sol a utopia
A vida


PINDORAMA CINE-EDUCAÇÃO

APRESENTA 
 
DIREÇÃO: MARCOS PRADO
DURAÇÃO: 116 MINUTOS

A ORIGEM É O FIM
FILME REALIZADO PELO CORREDOR POLONÊS
DURAÇÃO: 25 MINUTOS
 DIA 24/09/2010 AS 18HORAS
NO AUDITORIO DO HALL DA BIBLIOTECA DO IFPA-CAMPUS BELÉM
AV. ALMIRANTE BARROSO - ENTRE MARIZ E BARROS E TIMBÓ
ENTRADA FRANCA!

domingo, 19 de setembro de 2010

FOTORAMA
SESSÃO "CRÔNICAMENTE INVIÁVEL"
DIA 17/09/2010


AS FOTOS DESTA SESSÃO FORAM REGISTRADAS POR LEILA LEITE, GRADUADA EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA E TAMBÉM ARTÍSTA INTEGRANTE  DO COLETIVO MARGINÁLIA DA TERRA FIRME.
FICA AQUI NOSSO AGRADECIMENTO POR MAIS ESTE APOIO.
FALHA NOSSA

INFELIZMENTE NÃO FIZEMOS O REGISTRO FOTORAMA DAS SESSÕES DO DIA 03 E DO DIA 10 DE SETEMBRO, RESPECTIVAMENTE NOS FILMES: ANTES DO AMANHECER E ANTES DO PÔR-DO-SOL, PORÉM FICA AQUI O REGISTRO MEDIADO PELA PALAVRA, POIS AS SESSÕES ACONTECERAM E FORAM MUITO POSITIVAS, EM TERMOS DE PÚBLICO E DE TRABALHO.

A SEGUIR TEMOS A SESSÃO FOTORAMA DA SESSÃO DO DIA 17 DE SETEMBRO, ONDE FOI EXIBIDO O FILME "CRÔNICAMENTE INVIÁVEL, DO DIRETOR SERGIO BIANCHI.
PINDORAMA CINE-EDUCAÇÃO

APRESENTA

DIREÇÃO: SÉRGIO BIANCHI

ROTEIRO: Gustavo Steinberg e Sergio Bianchi

DURAÇÃO: 101 MINUTOS

DIA 17/09/2010 AS 19HORAS
NO AUDITORIO DO HALL DA BIBLIOTECA DO IFPA-CAMPUS BELÉM
AV. ALMIRANTE BARROSO - ENTRE MARIZ E BARROS E TIMBÓ
ENTRADA FRANCA!

AGRADECIMENTOS

Os realizadores do projeto PINDORAMA CINE-EDUCAÇÃO do IFPA (Campus Belém), gostariam através desta nota de agradecer a todos pelo apoio e colaboração ao projeto.

Nesse sentido, sem desmerecer algumas pessoas, precisamos incluir um agradecimento ESPECIAL à, Andresa da Direção Geral, que alia simpatia e competência em tudo o que faz. Muito obrigado Andresa.

Gostaríamos de agradecer à Thaissa da DIREI, e a todos daquele departamento, pela forma super eficiente que trabalham. E especial ao Professor Fausto que conseguiu o suporte técnico definitivo para a realização do projeto. E por suas sugestões e idéias. Muito obrigado Professor.

Obrigado também ao Professor Márcio Araújo Luz, (Professor de História e Sociologia) que sempre que é solicitada sua presença, comparece às sessões e contribui nos diálogos temáticos com o público.

Não podemos esquecer o Ian, estudante do Cursinho Somatório de Icoaraci, e a todos por lá. Obrigado.

Obrigado também ao Fabrício, a turma de Física (calouros); Joseilton, Sabrina, Vanilze, Bruno, João, Abel, Ary, Nilson, Jamerson, Marcelo, Yuri, e todos por lá. Um grande abraço. Vocês são ótimos. Fabulosos. Maravilhosos. Sem exagero. Os estudantes mais presentes do IFPA. Ou não?

Agradecemos também a Cássia pela constante presença.

Não podemos deixar de agradecer ao Thiago e a Kathiuscia, organizadores do Café Geográfico. Obrigado pela presença e pela demonstração de interesse com o projeto PINDORAMA e pelos projetos de vocês para os estudantes do IFPA. Mantenham-se assim, e contem conosco no que for preciso.

Um grande abraço ao Daniel. Bem-vindo de volta.

Agradecemos também aos integrantes do CAGE (Centro Acadêmico de Geografia): Pedro, Jamile, Ana Paula, Ruan, Edson, Antonio Paiva, pela participação nas sessões, idéias e sugestões. Obrigado pessoal. Força sempre.

Obrigado ao Adson, ao Edson e a Régine da Direção Geral.

Obrigado ao pessoal da Gráfica. Biblioteca, principalmente a Professora Suely. Obrigado também a Professora Ivonete, a Jessica do NAPNE.

Um super obrigado ao Professor Miguel, que sempre participa dos diálogos pós-sessão PINDORAMA.

Agradecimento especial ao nosso Diretor Geral, Professor Darlindo, por nos incentivar e ajudar a viabilizar a realização do Projeto. Obrigado professor, pela coragem, visão, interesse e grande simpatia. Um grande abraço.

Gostaríamos de agradecer também a Maria Carolina que nos auxilia na divulgação, nas sessões e conversas que mantemos antes e depois das atividades. Por acreditar no projeto e contribuir da melhor maneira possível. Obrigado querida.
Agradecemos a ASCOM, assessoria de comunicação do IFPA. Ivo Paes, Dauana, Rubens, Marcelo, André, Rádio IFPA, pelo apoio que vem prestando ao projeto desde o inicio. Grande abraço a todos 

Não podemos esquecer da nossa Orientadora Professora Patrícia Guilhon, que está sempre contribuindo conosco, assim como sugerindo ações pertinentes a um melhor aproveitamento das atividades proposta pelo projeto. Obrigado professora.

Obrigado também a Professora Fernanda Tavares (Professora de Literatura e Língua Portuguesa), pela participação no dialogo sobre Graciliano Ramos em “Vidas Secas”.

Agradecemos ao DCE-RENOVAção, Ricardo, Fábio, Marcos, Carol e a todos que formam o corpo diretor desta entidade, pelo apoio e por vezes suporte material para a realização das sessões. Obrigado.

De coração, agradecemos a todos, um grande abraço.